Guia de Pintura – Problemas e Soluções

guia_de pintura_prob_soluc

354192-melhores-marcas-de-tinta-para-casa-1

Em um processo de pintura há vários fatores envolvidos, como condições de superfície, condições de meio ambiente, características e limitações dos produtos e o mais importante, o fator humano. Diante dessas e outras variáveis duranto ou mesmo após o término da pintura podem ocorrer problemas. Para isso siga estas dicas:

NÃO REFAÇA O TRABALHO UTILIZANDO O MESMO PROCESSO ANTERIOR;

PROCURE ENTENDER A CAUSA DO PROBLEMA, POIS SÓ ASSIM ENCONTRARÁ A SOLUÇÃO;

PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA;

RESPEITE O PARECER TÉCNICO, POIS ELE PODE AJUDAR!

NÃO ATRIBUA O INCONVENIENTE, ÚNICA EXCLUSIVAMENTE, AO PRODUTO QUE VOCÊ UTILIZOU. NA MAIORIA DAS VEZES, O PROBLEMA ESTÁ EM OUTROS FATORES E NÃO NO PRODUTO.

Veja a seguir alguns dos problemas mais comuns em processos de pintura e as suas soluções.

*Caso não encontre a solução entre em contato com o DISK CORAL 0800-11-7711

 BOLHAS

Bolhas-na-pintura-de-parede-300x219São pontos na pintura que se levantam em formato de bolhas. Podem ser muito pequenos ou maiores. Normalmente aparecem em pontos isolados.

Causas e Soluções

Causa1: Podem ocorrer quando for aplicada massa corrida PVA em exteriores, pois o produto é indicado apenas para superfícies internas. Solução: Remover através de raspagem toda a massa corrida PVA. Aplicar Fundo Preparados de Paredes e por fim Massa Acrílica.

Causa2: Em repintura sobre tinta de má qualidade, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhas. Solução: Raspar, remover e lixar as áreas afetadas. Aplicar uma demão de fundo preparador de paredes. Repintar.

Causa3: Ocorre quando a poeira não foi eliminada após o lixamento da massa PVA ou quando a tinta não foi devidamente diluída. Solução: Lixar e raspar as partes soltas. Eliminar o pó e repintar.

Causa4: A parede apresenta infiltração de umidade que costuma ocorrer, principalmente, em rodapés, parede de divisa, lajes, etc. Solução: Contratar um profissional especializado para encontrar a origem da umidade e resolver primeiramente esse problema. Depois repintar utilizando técnicas de repintura com problemas.

 

DESCASCAMENTO

Pintura-descascando1Ocorre quando a tinta começa se soltar da superfície, geralmente por falta de aderência em superfícies que receberam pintura sobre partes soltas, reboco não curado. sobre superfícies co brilho ou com infiltração de umidade.

Causas e Soluções

Causa1: A aderência da tinta sobre superfície pulverulenta não é boa, ocasionando o descascamento. Solução: Raspar ou escovar a superfície até a remoção total das partes soltas ou mal aderidas. Aplicar duas demãos de Fundo Preparador de Paredes e Repintar.

Causa2: A superfície Brilhante prejudica a aderência. Solução: Raspar, lixar até a remoção completa do brilho e partes soltas. Repintar.

Causa3: Superfície apresentou infiltração de umidade, originando o descascamento. Solução: Contratar um profissional especializado para encontrar a origem da umidade e resolver primeiramente esse problema. Depois repintar utilizando técnicas de repintura com problemas.

 

MANCHAS DE CHUVA

manchas-chuvaSão manchas que aparecem na superfície recém pintada, devido a pingos de chuva ou isolados.

Causas e Soluções

Causa: Os pingos de chuva provocam a extração de substâncias solúveis que afloram e mancham o filme da tinta.

Solução: Lavar toda a superfície com água limpa em abundância, provocando o mínimo de respingos. O aparecimento de espuma é normal. Não se preocupe.

OBS: É importante que a lavagem seja feita o mais rápido possível, porque se houver demora de alguns dias as manchas permanecerão. O tempo de cura da tinta látex é de 20 dias.

 

EFLORESCÊNCIA

eflorecenciaÉ caracterizado pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada.

Causas e Soluções

Causa: Acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido a infiltração. Isso ocorre devido à migração de umidade do interior para o exterior em paredes de reboco novo ou velho, cimento, fibro-cimento, tijolos, etc., carregando consigo sais solúveis e se não tiverem sido totalmente eliminados, a situação persistirá.

Solução: Eliminar eventuais infiltrações. Aguardar a secagem da superfície. Raspar a superfície afetada. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes.

 

MOFO, BOLOR OU FUNGOS

mofo_paredeSão manchas escuras que aparecem na superfície.

Causas e Soluções

Causa: Constituem-se num grupo de seres vivos que se proliferam em condições favoráveis, principalmente em climas quentes e úmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Produzem o escurecimento da película da tinta decompondo-a.

Solução: Lavar a superfície com uma solução de água sanitária na proporção de 1:1, molhando constantemente a superfície durante um período de 6 horas. Enxaguar a superfície com água em abundância. Deixar secar. Repintar.

OBS: Caso o ambiente continue favorável é possível que os fungos retornem.

 

ENRUGAMENTO

enrugamentoNormalmente ocorrem após a aplicação de esmalte ou verniz. Certos pontos da pintura ficam com aspecto enrugado  sem brilho. Em alguns casos a secagem destes pontos é retardada.

Causas e Soluções

Causa: Ocorre quando as demãos de tinta são demasiadamente espessas, ou quando a aplicação é feita sobre a superfície ou em ambientes com temperatura excessivamente quente. A diluição de esmalte ou verniz com thinner também pode contribuir para o enrugamento da tinta.

Solução: Remover toda a tinta e aplicá-la novamente, diluída conforme instruções do fabricante.

 

BAIXA COBERTURA

baixa_coberturaOcorre quando se aplicam várias demãos de tinta e a pintura anterior, ou fundo, ainda pode ser vistam dando um aspecto manchado.

Causas e Soluções

Causa 1 – Excesso de diluição: Essa é a uma das causas mais comuns, ocorre quando se adiciona uma quantidade de diluente bem maior que a recomendada pelo fabricante. Solução: Não diluir em excesso. Sempre respeitar as informações e aplicar o produto de acordo com as instruções contidas na embalagem.

Causa 2 – Devido à cor do Fundo: Ocorre quando a tonalidade de fundo é muito forte, Nesses casos, há a dificuldade de cobertura. Solução: Aplicação prévia de tinta branca, fundo loc ou numero maior de demãos.

Causa 3 -Número insuficiente de demãos: Algumas tonalidades e produtos exigem um número maior de demãos. Solução: Aplicar um número maior de demãos.

Causa 4 -Devido a homogeneização: Utilização de instrumento cilíndrico para homogenização ou falta desta. Solução: Homogeneizar a tinta com ferramenta retangular até o produto alcançar uma boa consistência. Aplicar uma demão geral.

Causa 5 – Devido ao tipo de superfície: Superfícies muito absorventes (reboco novo, massa corrida, gesso) podem apresentar baixa cobertura. Solução: Se o produto já foi aplicado, serão necessárias mais demãos. Se ainda nao foi aplicado, aplicar previamente o fundo indicado na embalagem.

Causa 6 – Em cores amareladas, avermelhadas ou com pigmento magenta: Cores preparadas com concentrados à base de pigmentos orgânicos (amarelo, vermelho ou magenta) necessitam de um número maior de demãos, devido à sua natureza e performance. Solução: Aplicação prévia de tinta branca, fundo loc ou número maior de demãos.

Causa 7 – Quando a utilização de equipamentos inadequados: Utilização de rolo de pêlo alto nas tintas base água. Solução: Utilizar rolo de pêlo baixo.

 

Material retirado do Guia Páratico de Pintura – do suporte técnico 2008 Tintas CORAL


Venha Fazer Parte do Time