Diferença de Tonalidade

É quando uma mesma cor apresenta tonalidades diferentes.

Causas e soluções

Causa 1: Devido ao tamanho do ambiente: Se o ambiente a ser pintado for pequeno e pouco iluminado, pode ocorrer o escurecimento da tonalidade devido à falta de iluminação. SOLUÇÃO: Se não for possível aumentar a iluminação do ambiente, será necessário clarear a tinta com utilização de banco ou escolher outra tonalidade.

Causa 2: Devido a iluminação do ambiente: A iluminação do ambiente pode influenciar na tonalidade final do produto. Algumas lâmpadas são amareladas (dicróica, alógenas, incandescentes), outras apresentam cores opacas (vapor metálico) e ainda há lâmpadas que podem tornar o ambiente avermelhado (mercúrio). SOLUÇÃO: Verificar e realizar teste de cor na parede a ser pintada.

Causa 3: Devido a absorção: Paredes com absorção: paredes com absorção irregular podem causar diferença de tonalidade. SOLUÇÃO: Aplicação de uma demão geral para nivelar as tonalidades.

Causa 4: Em continuações de pintura: Ocorre devido a tinta de fundo já estar seca ou curada. SOLUÇÃO: Não é indicado fazer retoques ou continuações sobre tintas já secas ou curadas. Será necessária a aplicação de uma demão geral.

Causa 5: Falta de homogeneização: Isto ocorre devido a homogeneização do material através de ferramentas cilíndricas. SOLUÇÃO: Homogeneizar o produto com ferramenta retangular durante a pintura. Não aplicar o produto muito tempo após a homogeneização. Se o produto já foi aplicado e apresentou manchas, será necessário aplicar uma demão geral.

Causa 6: Devido ao recorte: Recortes efetuados com produtos de embalagem de lotes diferentes. Recorte após secagem da tinta. Diluir em excesso a tina utilizada para o recorte ou não diluir. SOLUÇÃO: Efetuar o recorte antes da aplicação da tinta toda a parede e com o produto desta mesma embalagem e diluição. Recortar e preencher parede por parede. Se já ocorreu aplicar uma demão geral.

Causa 7: Produto ainda úmido: Comparar a cor com o produto ainda em processo de secagem: SOLUÇÃO: Aguardar a secagem do material por, no mínimo 24 horas para que se realize o comparativo.

Voltar a página anterior


Arquivos

Entre em contato