Baixa Cobertura

Ocorre quando se aplicam várias demãos de tinta e a pintura anterior, ou findo, ainda pode ser vista, dando um aspecto de manchado.

Causas e soluções

Causa 1: Excesso de diluição: Essa é uma das causas mais comuns , ocorre quando se adiciona uma quantidade de diluente bem maior que a recomendada pelo fabricante. SOLUÇÃO: Não diluir em excesso. Sempre respeitar as informações e aplicar o produto de acordo com as instruções da embalagem.

Causa 2: Devido à cor do fundo: Ocorre quando a tonalidade de fundo é muito forte. Nesses casos, há dificuldade de cobertura. SOLUÇÃO: aplicação prévia de tinta branca, fundo loc ou número maior de demãos.

Causa 3: Numero insuficiente de demãos: Algumas tonalidades e produtos exigem um número maior de demãos. SOLUÇÃO: Aplicar um número maior de demãos.

Causa 4: Devido a Homogeneização: Utilização de instrumento cilíndrico para homogeneização ou falta de homogeneização. SOLUÇÃO: Homogeneizar a tinta com ferramenta retangular até o produto alcançar uma boa consistência. Aplicar uma demão geral.

Causa 5: Devido ao tipo de superfície: superfícies muito absorventes (reboco novo, massa corrida, gesso) podem apresentar baixa cobertura. SOLUÇÃO: se o produto já foi aplicado, serão necessárias mais demãos. Se ainda não foi aplicado, aplicar previamente o fundo indicado na embalagem.

Causa 6: Em cores amareladas, avermelhadas ou com pigmento magenta: Cores preparadas com concentrado à base de pigmentos orgânicos (amarelo, vermelho e magenta) necessitam de um numero maio de demãos, devido a sua natureza e performance. SOLUÇÃO: Aplicação prévia de fundo loc ou número maior de demãos.

Causa 7: Quando da utilização de equipamentos inadequados: Utilização de rolo de pelo alto nas tinas base de água. SOLUÇÃO: Utilizar rolo de pelo baixo.

Voltar a página anterior


Arquivos

Entre em contato